PELE SENSÍVEL? SUA PELE PEDE AFETO

PELE SENSÍVEL? SUA PELE PEDE AFETO

Você já sentiu sua pele "reclamar"? Aquela coceira insistente, a vermelhidão que aparece sem aviso ou a sensibilidade que transforma o toque em desconforto? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho(a). Nossa pele é o maior órgão do corpo, uma barreira protetora que, além de tudo, conta a nossa história e reflete nossa saúde por dentro e por fora.

Entender os sinais que ela nos envia é o primeiro passo para um cuidado mais gentil e eficaz. Irritações, alergias e dermatites são reações comuns, mas que merecem atenção e, acima de tudo, afeto. E há um momento em que essa atenção se torna ainda mais crucial: a gravidez, um período de transformações profundas que se manifestam, literalmente, à flor da pele.

Vamos juntos desvendar o que sua pele está tentando dizer.

O Que Sua Pele Está Tentando Dizer? Desvendando Irritações, Alergias e Dermatites

Embora os termos sejam usados quase como sinônimos, existem diferenças importantes entre as reações da pele.

Irritação (Dermatite de Contato Irritativa): É uma resposta direta da pele a uma substância agressora. Pense naquele produto de limpeza forte que deixou suas mãos vermelhas e ressecadas, ou em um tecido sintético que causou atrito e desconforto. A reação acontece rapidamente e é limitada à área de contato.

Alergia (Dermatite de Contato Alérgica): Aqui, o buraco é mais embaixo. A alergia é uma reação do seu sistema imunológico a uma substância que, para a maioria das pessoas, é inofensiva. Níquel de bijuterias, fragrâncias em cosméticos ou conservantes são gatilhos comuns. A reação pode demorar horas ou dias para aparecer e se espalhar para além do local de contato.

Dermatites: É um termo guarda-chuva para processos inflamatórios da pele. A dermatite atópica, por exemplo, é uma condição crônica, de fundo genético e imunológico, marcada por pele seca, coceira intensa e lesões avermelhadas que vão e voltam.

A dermatite de contato, que pode estar relacionada a uma irritação ou alergia, atinge até 20% da população geral, em todo mundo, podendo ser na infância, adolescência ou vida adulta. Já no Brasil, a dermatite atópica é uma das formas mais comuns de irritação ou alergias na pele, ela atinge cerca de 10 a 25% das crianças e 2 a 10% dos adultos.

A Revolução Hormonal da Gravidez e a Pele: Um Novo Capítulo de Cuidados

Na gravidez um mundo a parte se transforma, o corpo muda constantemente, e a pele exige novos cuidados. As incríveis mudanças hormonais que preparam o corpo para gerar uma vida também promovem uma verdadeira revolução na pele.

O aumento drástico de hormônios como estrogênio e progesterona, somado a alterações imunológicas e metabólicas, deixa a pele mais suscetível a novas condições ou ao agravamento de problemas antigos.

Por tal fato, os números não mentem, é estimado que cerca de 90% das gestantes sofra alguma alteração cutânea, que pode ser diagnosticado por um profissional, como surgimento de manchas, linha abdominal, escurecimento de partes do corpo, e aumento da sensibilidade ou novas irritações e alergias na pele.

Sitomas como coceira na pele, são relatados por cerca de 18% das grávidas, e dermatites atópicas são geralmente um tópico controverso, pois ao mesmo tempo que muitas gestantes relatam melhora considerável de dermatites na gestação, outras 40% das gestantes alegam que sofreram pioras nos sintomas de alergias diagnosticadas previamente a gestação.

Algumas dermatoses exclusivas da gestação são mais frequentes na primeira gravidez ou em gestações múltiplas, uma delas é a Erupção Polimórfica da Gravidez, que é uma condição que causa muito desconforto para as gestantes, pois atinge áreas sensíveis causando coceira e vermelhidão.

Essa avalanche de mudanças pode causar desde o aumento da sensibilidade a produtos que você sempre usou até o aparecimento de condições como prurido gestacional, acne, melasma (manchas escuras no rosto) e, claro, as dermatites.

Afeto na Prática: Como Cuidar da Pele Sensível e Reativa

Acalmar uma pele reativa é um ato de carinho. A palavra de ordem é gentileza.

Menos é Mais: Dê preferência a produtos com fórmulas limpas e minimalistas. Fuja de fragrâncias, corantes, álcool e outros ingredientes com alto potencial irritante.

Hidratação é a Chave: Uma barreira cutânea saudável é menos vulnerável. Use e abuse de hidratantes calmantes e reparadores. Ingredientes como ceramidas, niacinamida, pantenol e manteiga de karité são excelentes aliados.

Limpeza Suave: Troque sabonetes agressivos por loções de limpeza suaves (syndets) ou óleos de banho. A água deve ser sempre morna, nunca quente.

Tecidos Amigos da Pele: Opte por roupas de algodão e fibras naturais, que permitem que a pele respire e evitam o atrito.

Cuidado Redobrado na Gravidez:

Consulte sempre seu médico! O obstetra e um dermatologista são seus melhores amigos. Nunca use um produto ou medicamento sem a aprovação deles.

Hidrate intensamente a pele do corpo, especialmente barriga, seios e quadris, para melhorar a elasticidade e aliviar a coceira.

Protetor solar é inegociável. Use um filtro de alta proteção, de preferência natural, físico (mineral), todos os dias, para prevenir ou minimizar o melasma.

Sua Pele Conta Sua História. Cuide Dela com Afeto.

Por trás de cada poro, existe um universo. Aprender a ouvir os sinais da sua pele é uma jornada poderosa de autoconhecimento e autocuidado. Se o desconforto persistir, não hesite em procurar um dermatologista.

Na afeto, acreditamos que o cuidado com a pele vai além da superfície. É sobre bem-estar, saúde e a beleza de ser quem você é, em todas as fases da vida.

Cuide-se com afeto.

Back to blog